terça-feira, 29 de março de 2011

E que comesse mais uma semana!


Hello, Hello!!! Já faz um bom tempo que não apareço por aqui e já chego em plena terça feira com um texto falando sobre os dias da semana. Vocês já perceberam como a gente pode encontrar sentimentos nos dias da semana e como a maioria das pessoas compartilham essas mesmas emoções? Às vezes é possível até descobrir um pouco mais sobre a vida de uma pessoa pelo seu dia preferido da semana. Qual é o seu? O meu é o sábado, mais pra frente eu te explico o por que.
Vamos começar então pelo Domingo, pra começar deixa eu avisar uma mania que tenho, eu gosto de atribuir cheiros e músicas a momento da minha vida, acho que é uma maneira a mais para me ajudar a lembrar do momento. Nessa minha análise dos dias da semana eu também acabei atribuindo cheiros aos dias, vou ficar devendo as músicas. Se eu tivesse que atribuir um cheiro a esse dia, o Domingo, seria o cheiro de carne assando no carvão, o de churrasco, coisa comum feita pelos pais de família nesse dia. Para aqueles que trabalham durante a semana esse é o dia do descanso, do almoço em família, de passeio, de ir à missa ou culto, de lavar o carro, fazer faxina, lavar roupa. Para as mulheres além de tudo isso é o dia da beleza, de fazer banho de lua, massagem no cabelo, de se depilar e ficar impecável para mais uma semana. Por outro lado é aquele dia deprimente que para quem não tem tv a cabo é obrigado a assistir Faustão, Gugu, e futebol. Não dá pra fazer nada muito aventureiro pra não ficar quebrado ou de ressaca para a Segunda Feira. Então é melhor ficar em casa vendo filme ou entrar na internet pra checar o facebook. Geralmente a maioria da população prefere esse dia, aquelas pessoas com muitas responsabilidades e que não tem muitas opções por conta das mesmas.
Chegamos ao primeiro dia da semana. Se eu tivesse que atribuir um cheiro seria o de roupa limpa, já perceberam como geralmente as pessoas começam a semana limpas e arrumadas? Barba feira, cabelo limpo, roupas passadas. Se for começo de mês os ônibus estarão lotadas por grande parte dos idosos que estão indo receber aposentadoria, nos demais dias, são trabalhadores, estudantes, vendedores de bombons... Normalmente as pessoas estão de bom humor, relaxadas, esperançosas por uma semana melhor, é o dia de começar o regime, de estudar para aquela matéria, de finalmente dar a volta por cima e esquecer aquele garoto idiota. Os fãs desse dia normalmente são pessoas hiperativas que gostam de trabalhar, de compromisso e odeiam o marasmo do Domingo, diferente dos trabalhadores que gostam do Domingo por descanso e falta de opção. Não que os trabalhadores do Domingo não gostem dos seus trabalhos, mas é que os adoradores das Segundas Feiras gostam demais, geralmente são pessoas felizes e centradas.
Terça feira, não tenho muito que falar desse dia, ele é neutro, se tivesse que atribuir um cheiro seria o de consultório médico, é uma particularidade minha, pois na maioria das vezes que vou num consultório é numa terça, rsrrsrs... As pessoas na Terça Feira já não apresentam aquela euforia da segunda, mas também ainda não estão cansadas e deprimidas, é um dia bom. Nunca ouvi falar de uma pessoa que prefira esse dia, mas se existir provavelmente será uma pessoa comum, sem muitos requintes e manias.
Quarta Feira, o meio da semana, se fosse atribuir um cheiro seria de pipoca, afinal não sei se é em todo o país, mas aqui em Belém, Quarta Feira é o dia mais barato de ir ao cinema. Na verdade gostaria de entender por que os donos do cinema escolheram a Quarta Feira pra ser o dia de promoção, acho que seja pelo fato de na Quarta Feira as pessoas já estarem mais chateadas com os problemas da semana, mais cansadas precisando relaxar, mas também com algum dinheirinho do bolso a final a semana ainda não acabou. Esse também é o famoso dia pra saber o quão importante és para aquele rapaz que está saindo com você. Analise, Quarta Feira é um dia neutro, os compromissos e as coisas interessantes nunca são marcados para uma Quarta Feira. O cinema está mais barato, os lugares não estão tão cheios, então se um cara te chama pra sair numa Quarta Feira e não em uma sexta ou sábado, que são os dias mais badalados e que eu falarei mais a seguir, provavelmente esse cara não te acha tão interessante assim, já deve ter marcado algo mais ‘legal’ para esses outros dias e decidiu sair com você nesse que é mais sem graça, que o cinema está mais barato e que ele não vai gastar muito. Veja bem, isso é apenas uma hipótese, mas não custa nada ficar com a pulga atrás da orelha se isso acontecer com você algum dia, rsrsrsrrs... Pessoas que gostam desse dia, são provavelmente as almas gêmeas das pessoas que gostam da terça feira, diria pessoas sem muita ambição, maleáveis, dóceis, abertas a sugestões.
Quinta feira, onde 99% dos trabalhadores por alguns minutos já se ausentaram mentalmente de seus trabalhos para planejar o fim de semana ou ao menos para sussurrar, ‘Ufa! Está chegando o fim de semana’. Um cheiro para atribuir? Bem estou em dúvida entre cheiro de café e o de cerveja, deixarei esses dois, pois o café será para aquelas pessoas que já estão sem pique, estressadas com o trabalho, problemas na casa ou familiares. Que precisam de uma boa xicara de café pra enfrentar o dia. Já a cerveja dedico àqueles festeiros que já estão programando o fim de semana e que não resistem a tomar uma cervejinha depois do expediente, porem esses festeiros também se encaixam nos próximos dias a seguir então os veremos novamente. Pessoas da Quinta Feira? Com certeza são pessoas calmas, que não se estressam facilmente e não ficam agoniadas para a semana acabar logo, são pessoas de bem com a vida.
Chegamos à Sexta Feira, o dia número para a maioria das pessoas, geralmente as mais novas entre 18 e 30 anos. Pois esse é o dia da libertação após uma semana de trabalho, dia da balada, de sair pra se divertir, desestressar, beber e chegar tarde em casa. Logo não é um dia muito feliz pros menores de 18 que não podem ter essas proezas e geralmente pros mais velhos de 30 que já tem família e não podem ficar com esses programinhas fúteis de ‘jovenzinhos’. A não ser aquela cervejinha no barzinho depois do expediente, por que afinal ninguém é de ferro. Um cheiro? Volto com o cheiro da cerveja que vai ser lembrado pelos trabalhadores depois do expediente, pelas baladas da noite e pelo cheiro impregnado nas ruas no sábado de manha ao passar na frente de um bar ou qualquer ambiente que tenha havido festa. Sinto também o cheiro de perfume, daqueles bem fortes, perfumes de noite que o ‘jovenzinhos’ tomarão banho para se sentirem atraentes. Já deu pra perceber quem gostará desse dia né? Pessoas jovens de idade ou de espirito, que gostam de badalação, de festejar.
Chegamos ao meu querido sábado, meu dia favorito da semana. Apesar de a nossa cultura colocar o domingo como o dia de descanso, de acordo com a bíblia, não me perguntem em que versículo diz isso, mas eu ouvi falar, que na verdade é o sábado o dia do descanso. E vocês já pararam pra perceber como esse dia parece que é abençoado? Geralmente é um dia de sol, com o céu limpo e azul, eu consigo escutar o canto dos pássaros por que não tem tantos carros nas ruas então o barulho é menor. O cheiro? Sábado pra mim tem cheiro de mato, de plantas, flores, acho que pelo fato de haver menos carros, pessoas e poluição, o ar fica mais limpo. A cidade fica mais tranquila, eu acordo assistindo ‘Globo Ciência’ um dos únicos programas que prestam na rede globo. Os velhinhos acordam cedo e ficam nas janelas olhando a movimentação. As pessoas podem acordar mais tarde, pelos menos as crianças, é o dia do lazer, de fazer alguma coisa fora da rotina. Para os empregados públicos e dia de descanso, pra maioria das pessoas que trabalham por conta própria e dia de trabalho, no comercio de Belém, tudo funciona ate o meio dia. Logo ele é um meio termo entre a felicidade da sexta feira e o marasmo do Domingo. Eu posso relaxar, cumprir minhas obrigações, fazer as coisas que planejei ou simplesmente ficar de papo pro ar, assistindo um bom drama ou romance num sábado à noite, sabendo que posso acordar tarde, por que amanhã é Domingo. As pessoas que curtem esses dias, bem sou meio suspeita pra falar, mas são pessoas que tem um nível controlado de stress, que almejam relaxar num fim de semana, mas que não adeptas de badalações, preferem coisas mais calmas e familiares, como ver um filme, ler um livro ou apreciar um belo por do sol, resumindo um programa mais ‘idoso’ do que ‘jovial’. Porem não gostam de ficar tão paradas e adoram o fato de até uma parte do dia poderem resolver seus compromissos como se fosse um dia da semana qualquer, só que mais calmo.

Para quem teve a paciência de ler esse texto todinho e conseguiu chegar ate aqui ou simplesmente foi passando o curso pra ler logo o final, bem não tenho muito mais a dizer, algum maluco pode ter se identificado com alguma coisa, outros podem ter achado uma baboseira só. Enfim esse foi apenas mais uma das coisas que vem em minha cabeça e que eu quis compartilhar com vocês. Tenham uma boa semana e lembrem-se, por pior que esteja, amanha e outro dia, com novos problemas e novas emoções. Então não se desesperem, nada como um dia após o outro, pra curar as feridas, adormecer as magoas e criar novas esperanças.

Um comentário:

  1. Amei suas frases. Mndou legal, parabèns! Me adicione em seu orkut. renatajm@yahoo.com.br. Abraços,milllllll!!!

    ResponderExcluir